segunda-feira, 18 de maio de 2009

...ensaio para aprender a AMAR AMÁLIA!




...ensaio para aprender a AMAR AMÁLIA!-Foi esse AMOR que descobri após a visão do DVD de "AMÁLIA-o filme",numa primeira visão no cinema não gostei particularmente da prespectiva de que nos é contada toda a história,quando AMÁLIA revê toda a sua VIDA num momento díficil da mesma mas,com uma segunda visão vejo como se torna propositado o tom cinematográficamente moderno dos flashback`s que vão ao encontro de toda uma nova geração que assim vai gostar de ver o filme e conhecer a SENHORA DO FADO e,quem sabe tal como eu apaixonar-se pela VOZ da DIVA.Nunca me tinha dado grande oportunidade a OUVIR com ouvidos de OUVIR porque o FADO é triste e eu sou de uma geração que achava cafona ouvi-lo mas,logo na primeira visão no CINEMA vi como mais valia o facto de ser a própria AMÁLIA a quem se ouvia na retrospectiva da sua história.Apaixonei-me pela sua VOZ e na primeira visão do DVD foi com lágrimas que aplaudi emocionado tão tocante VOZ.Andei surdo com toda a certeza e rendo-me aos que sempre aclamaram tão bonito DOTE de tão distinta ARTISTA.O filme é muito bem concebido,eu não íria buscar a história da prespectiva de um momento em que a DIVA se pensava suícidar porque não foi importante no percurso da sua carreira e a SENHORA morreu de morte natural mas,foi concerteza o jeito de fazer um filme não linear e visualmente chato que não agarrasse apenas os espectadores mais idosos pois é para perpetuar ainda mais a LENDA que o filme foi feito e não para apenas ser um recordável de quem tudo seguiu atentamente e não vai esquecer com toda a certeza.Sandra Barata Belo está assustadoramente semelhante á FADISTA na época do OLYMPIA de PARIS e,tal como todo o elenco está afazer como se faz nos últimos tempos MUITO BOM CINEMA EM PORTUGUÊS.Se não viu veja,se viu e gostou reveja,se não gostou e viu dê nova oportunidade ao filme porque é um grande momento de CINEMA e porque A VOZ de AMÁLIA é efectivamente um fenómeno a não esquecer e,mesmo para algumas pessoas do"seu"tempo uma PÉROLA a descobrir...




P.s.(a nota menor que eu dou ao DVD é na edição especial de 2 discos não virem os nomes principais de cartaz,imperdoável!)