BETTE DAVIS-FOREVER IN OUR LIFE...ficou a ESTRELA MAIOR DO SÉCULO DO CINEMA que ao longo dos seus 58 anos de carreira com mais de 100 filmes nunca se importou de ficar menos bonita ou de parecer menos boa,negando-se também a aparecer a acordar na cama já pintada e acabada de pentear afim de dar a veracidade correcta á grande PAIXÃO da sua VIDA,os seus personagens.Talvez por isso,e salvo raras excepções em que se encontram dois ou três dos melhores filmes de sempre como essa obra máxima que é ALL ABOUT EVE,a maior parte da sua centena de filmes gire quaze que exclusivamente em torno de si própria,ou seja da sua participação nos mesmos,mais do que em grandes enredos.Ela foi a belíssima e rebelde Julie,uma sulista disputada por dois homens muito interessantes em JEZEBEL para provar que teria siso a escolha acertiva para protagonizar o lendário GONE WITH THE WIND e arrebatou o segundo óscar da sua carreira num filme que tem por tema o uso de um vestido vermelho num baile de debutantes,graças á fúria e amor com que interpreta a sua Julie,pois nenhuma outra actriz conseguiria impulsionar tal garra a um argumento tão limitado perante a história de MARGARET MITCHELL.Ela foi boa e má,bela e feia,astuta e doce mas,foi acima de tudo a BETTE DAVIS,a sua força de carácter e expressão teve sempre mais força que a própria história ou qualquer colega que na mesma trabalhasse com ela.O espectacular resultado num pleno de ALL ABOUT EVE de JOSEPH L. MANKIEWICZ em 1950 deve-se em grande parte ao facto de,apesar de não o ser,parecer um filme feito sobre a própria BETTE,se exestiram MARGO`s,BETTE DAVIS foi com toda a certeza a mais identificável ao personagem.Ela foi boa,embora impulsiva,naquele que foi o pioneiro dos melodramas sobre vítimas de doenças fatais em DARK VICTORY de EDMUND GOULDING em 1939 conseguindo com sua impulsividade evitar a lamechisse e fazer um dos seus mais belos e tocantes filmes.Esteve notável a compôr em THE PRIVATE LIVES OF ELISABETH AND ESSEX de MICHAEL CURTIZ em 1939,THE VIRIN QUEEN de HENRY KOSTER em 1955 ou no soberbo WHATEVER HAPPENED TO BABY JANE? de ROBERT ALDRICH em 1962 repetindo a dose em HUSH...HUSH,SWEET CHARLOTTE do mesmo ALDRICH no ano em que eu nasci,1964.Fez uma caricatura notável da mulher que vive para e da imagem em Mr. SKEFFINGTON de VINCENT SHERMAN em 1944.Foi pérfidamente má num filme muito aclamado mas que não está entre os meus predilectos como a astuta REGINA em THE LITTLE FOXES de WILLIAN WILER em 1941,menos boa como amante traída e vingativa em THE LETER do mesmo WILER no ano anterior e em IN THIS OUR LIFE de JOHN HUSTON de 1942 contrastando com a doce e sacrificada tia Charlotte em NEW VOYAGER de IRVING RAPPER no mesmo ano.BETTE DAVIS foi acima de tudo sempre ELA PRÓPRIA,contestando e lutando por direitos iguais para as mulheres que os dos homens numa HOLLYWOOD até á sua chegada dominada por quem vestia calças,uma femenista que sem saber que assim haveria de ser apelidado quem como ela actuou abriu a si própria portas a uma carreira incomparável nas telas e deixou portas abertas ás outras actrizes para reinarem nas suas carreiras.