terça-feira, 26 de agosto de 2008

FERNANDO PALAIO-em 1969(2)...

FERNANDO PALAIO-em 1969(2)...enquanto PORTUGAL tinha uma das mais polémicas e emblemáticas participações no eurofestival com SIMONE DE OLIVEIRA num AUGE de uma carreira feita de AUGES e aguns precalsos em AUGES por ela transformados,é uma SENHORA por quem tenho admiração e o maior respeito no cenário artístico NACIONAL,a UNIVERSAL produzia um filme sobre uma das histórias que mais me havia de vir a impressionar anos mais tarde.ANA DOS MIL DIAS,ou RAINHA POR MIL DIAS como os portugueses resolveram chamar-lhe era o mais marcante retrato de uma RAÍNHA que,para mim,embora fosse"apenas"mulher do REI foi talvez a mais importante RAÍNHA de que a monarquia tem memória,mesmo mais do que a sua filha a SUBERANA ISABEL I de INGLATERRA,de uma força no mínimo admirável,ANNE BOLEYN chegou para o REI famoso pelas suas seis mulheres e alterou por detrás do TRONO a HISTÓRIA de INGLATERRA de uma forma drástica,sobretudo a nível RELIGIOSO e POLÍTICO,um feito que nenhuma RAÍNHA com trono igualou,em função da garantia que um dia sua filha haveria de REINAR em INGLATERRA,e assim foi mesmo tendo sido mandada decapitar pelo REI tirano quando achou altura de partir para a terceira vítima,perdão esposa.A história impressionou-me muitíssimo e ninguém até hoje conseguiu igualar,na minha opinião,GENEVIEVE BUJOLD no RETRATO de uma RAÍNHA.Soberbo o filme,soberba a trágica história de uma MULHER COM "M" GRANDE,soberba a interpretação dessa magnífica actriz!

GENEVIEVE BUJOLD em ANA DOS MIL DIAS...