quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Em 1976...


Em 1976...os vícios privados e públicas virtudes tinham acabado para os "senhores",eles já não escondiam suas meninas das esposas e até abandonavam as famílias.O meu pai foi um destes últimos e eu,de repente,já não sabia mais no ano em que fazia 12 anos se era um "menino bem",daqueles assim sei lá ou um "simples popular".O mais estranho é que o posto do meu pai continuava a ser o de "senhor".As quintas na Baixa de Palmela e na Vila chã deixaram de ser minhas para serem apenas do "senhor"meu pai e sus muchachas e ainda tinha a "justiça" a ajudá-lo.Isto era democracia?!Ainda lembro hoje os advogados dizerem para a minha mãe,casada em cumunhão geral de bens com o meu pai depois de até tido sido ela através do irmão a metê-lo na construção cívil e a fazer dele senhor construtor:-Fique com o que ele lhe oferecer porque quem tem o dinheiro é que fica com ele!Ela não acreditou mas,foi uma triste realidade neste País que eu amo mas não é nem nunca foi democrata nem justo!ROCKY ganhava vários óscares incluíndo melhor filme e realização e até Silvester Stallone concorria ao óscar de melhor actor,VERDADE!O entretenimento das massas tinha um lugar na academia,parecia até que o nosso Abril tinha também passado por lá!Num ano de valores invertidos houve grandes filmes,TAXI DRIVER ficava para a história de quem ama cinema,FAYE DUNAWAY,vá lá,ganhava um merecido óscar contra a também excelente SISSY SPACEK ou LIV ULMAN e PETER FINCH lá conseguiu bater Stallone no óscar de melhor actor.CARRIE era também um filme memorável em que esqueceram de nomear essa génia da arte de representar que é PIPER LAURIE,divinamente sublime neste filme!SÓNIA BRAGA conquistava o BRASIL com o maior sucesso de bilheteira de sempre do cinema brasileiro em DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS,o filme que a ía transformar na "estrela latino americana mais amada do mundo"e,na TV repetia o sucesso de GABRIELA no neorealismo de DIAS GOMES,SARAMANDAIA na pele de MARCINA uma mulher que de tão quente pegava literalmente fogo quando se excitava e ainda cantava o tema de seu personagem.O ano das confrontações com a realidade e a força do poder que terminava com a minha família de sonho,o ano negro da minha adolescência...mas vinha aí 1977!