terça-feira, 14 de outubro de 2008

Em 1981...


Em 1981...fazia os meus 17 anos,o jornal PORTUGAL HOJE fechava e com ele as más recordações de uma ou duas pessoas que nunca deveria ter conhecido e deixava lembrança de pessoas e momentos bonitos que lá passei.Fui para um grande estabelecimento de CABLEIREIROS como caixa e operador de computadores e aí me ofereciam um trabalho para aguentar a tropa inclusivé mas,a patroa era bem diferente do patrão e todos os dias de manhã implicava com alguém até que num dia que uma cliente do BARREIRO lá estava decidiu empinar comigo e ameaçar-me que ou mantinha o perfil mais baixinho ou no final do contracto ia á vida,eu estava numa boa ou numa de curtição,já nem lembro bem,não gostei e quando cheguei ao computador para introduzir os dados,não sei se turvei ou se me passei mesmo e apaguei os dados todos que já tinha intrudozido no mesmo!Falhei,podia ter tido uma vida mais certa que no teatro para aonde segui pelas mãos de uma actriz que na época estava no ABC e me apresentou ao meu querido EDUARDO DAMAS,quanta saudade meu amigo,que logo se prontificou para me pôr a estudar a substituiçao de um actor que tinha faltado a uma sessão para ir ver o NEY MATOGROSSO ao vivo.A revista chamava-se TODOS TESOS e tinha a senhora SIMONE DE OLIVEIRA ao lado de EUGÉNIO SALVADOR e do pai da minha muito querida LENA COELHO,o CARLOS COELHO,que era também quem estava a encenar á frente de um elenco em que estavam o CARLOS AREIAS,pai da CRISTINA AREIAS com quem vim a trabalhar em 88 na PROVA DOS NOVOS,e ROSA AREIAS também.Andei por lá uns tempos mas,imaginem,não gostei da falta de glamour que para mim na época existia nos bastidores.Dessa revista ficou-me o ROMEU(CARLOS COELHO)e JULIETA(EUGÉNIO SALVADOR) uma delícia do nosso teatro,AS NOSSAS VIDAS SÃO SÓ PARA VOÇÊS na brilhante interpretaçao da SENHORA DA CANÇAO,SIMONE pois claro,inesquécivel,O NÃO HÁ GATO NEM HÁ CÃO SEM UM TRANSISTOR NA MÃO do CARLOS e ROSA AREIAS e a casa das meninas com MARIA TAVARES.Na revista seguinte ainda nesse ano ainda ensaiei para A LATA CONTINUA,a que era acrescido no TOPO DO CARTAZ uma das minhas mais queridas actrizes,RITA RIBEIRO,mas achei muito puxado e desisti antes da estreia.Pois é,MOMENTOS DE GLÓRIA também eram os do filme com o mesmo nome que ganhava o óscar para melhor filme contra A CASA DO LAGO que ganhava o óscar de melhor actor,HENRY FONDA,e melhor actriz KATHARINE HEPBURN,que já tinha óscares suficientes e roubava o óscar a SUSAN SARANDON,actriz maior,por ATLANTIC CITY/USA e a MERIL STREEP pelo excelente A AMANTE DO TENENTE FRANÇÊS.WARREN BEATTY era o melhor realizador para a academia por REDS.SÓNIA BRAGA ganhava o prémio de melhor actriz em GRAMADO e o TROFÉU CHARLES CHAPLIN em CANNES,aonde a crítica a saudou como a ESTRELA DE MAIOR INTENSIDADE DO CINEMA MUNDIAL,DONA DE UMA SENSUALIDADE OFUSCANTE e comparou-a a SOPHIA LOREN e CAROLE LOMBARD,nada a ver mas eles devem ter achado,num filme dos mais rendavéis do cinema brasileiro em que a juntavam de novo a VERA FISCHER,EU TE AMO e que mais tarde em ITÁLIA apelidaram de O ÚLTIMO TANGO NO RIO DE JANEIRO.NATALIE WOOD ia descansar da sua passagem terrena com uma morte ainda hoje inexplicada,suicídio ou assassinato.Seja como fôr a MARIA de WEST SIDE STORY foi para um plano mais alto e deixava uma cinematogarfia inesquecível ao MUNDO!