quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Em 1989...


Em 1989...já ia fazer 25 anos,continuava no teatro Variedades com a revista A PROVA DOS NOVOS até ao primeiro final,em que saíram todas as cabeças de cartaz e se passou a chamar numa reposição,A PROVA DOS NÚMEROS NOVOS com FLORBELA QUEIRÓS e HENRIQUE SANTANA como primeiras figuras,tendo ainda voltado a ser reposta com a MARINA e o CUNHA de novo com o nome A PROVA DOS NOVOS e,finalmente gravada para a TV,passando a ter um lugar mais destacado no meio MARINA,de quem fui muito amigo e admirador enquanto actriz revisteira,muito ao jeito de IVONE SILVA,com quem tive o previlégio de chegar a cruzar-me na minha primeira passagem pelo Parque,MARIA JOÃO ABREU,actriz multifacetadíssima que substitúiu a VERA MÓNICA,uma grande actriz que foi para mim uma irmã durante muitos anos e por quem nunca deixarei de ter um carinho muito á minha maneira mas,com muita estima.E ponto final nesta prova!Acabada a mesma tive vontade de ir aprender mais e fui para o curso de teatro do Centro Cultural de Benfica onde tive aulas com esse grande,grande actor, ANTÓNIO FEIO e,posso dizer que só conviver com ele já é uma escola porque é um SÁBIO das coisas da VIDA e do TEATRO!Chega de falar de teatro,o mais infiel e traiçoeiro dos amores da minha vida,nesta postagem!Num ano de grandes filmes,O CLUBE DOS POETAS MORTOS,que recebeu o óscar de melhor argumento original,NASCIDO A 4 DE JULHO,que deu o óscar a OLIVER STONE pela realização ou O MEU PÉ ESQUERDO que deu o óscar de melhor actriz secundária a BRENDA FRICKER e de melhor protagonista ao genial DANIEL DAY-LEWIS,era MISS DAISY que arrebatava a estatueta de melhor filme e a sua protagonista,JESSICA TANDY roubava o óscar a MICHELLE PHEIFFER linda e genial a interpretar uma cantora em OS FABULOSOS IRMÃOS BAKER.CINEMA PARAÍSO era o melhor filme estangeiro mesmo e assim premiado pela academia.O LUGAR DO MORTO com a nossa"GARBO",ANA ZANATTI,era o filme que glorificava o cinema português nesse,e durante muitos outros anos.SÓNIA BRAGA,não tenho certeza se neste ano,deu vida a AMÁLIA RODRIGUES em AMÁLIA TRAÍDA,uma honra para a fadista portuguesa mais conhecida internacionalmente,também a minha muito querida RITA RIBEIRO e a excelente cantora ALEXANDRA lhe deram por cá vida no TEATRO.Mas,o ano ficou marcado por se terem fechado os mais belos olhos do cinema,a insubmissa,a melhor actriz da época de ouro do cinema,BETTE DAVIS,ia para a sua nuvem,dar ordens a todos os que por lá estão,não tenho a menor dúvida,mas com o agrado de muitos por terem a honra de receber ordens de tal"DIVA"!(eu,pessoalmente,prefiro recordá-la por cá minha querida mas mando-lhe um grande beijo de admiração e um até já,pois quando partir,não quererei ficar própriamente na sua nuvem mas gos tava de a cumprimentar antes de ir para uma nuvem mais calma!)